Câncer Insano

Raras criaturas podem ser tão repugnantes quanto o Câncer Insano. Ele é, de forma resumida, uma grande massa podre, coberta de tumores e cânceres. Uma aparência intimidadora, com certeza, e que lhe rendeu presença garantida em mais de uma das histórias em quadrinhos da série Silent Hill, além de figurar no próximo jogo da franquia, o Book of Memories. Criado inicialmente para Silent Hill 3, ele é justamente uma ferramenta para intimidar e aterrorizar os jogadores.

 

Aparência

Uma massa grotesca e obesa, de dois a três metros de altura, coberta com tecido apodrecido, todo tipo de cânceres bulbosos, feridas pustulantes, carne putrefácida e tumores excretando líquidos nauseantes. Sua cabeça, deproporcionalmente pequena, brota em meio ao monte de gordura, escondendo suas feições (se é que elas existem). Definitivamente não é uma visão agradável. Sendo uma espécie de câncer vivo, o Narrador pode ir além desta descrição básica, tornando-o ainda mais grotesco. Garras, presas, membros extras, transmissão de doenças e infecções, pus venenoso, etc.

 

Simbologia

A interpretação mais difundida é de que o Câncer Insano representa a corrupção que a cidade de Silent Hill sofreu nas mãos do culto satânico que ali opera (A Ordem). O mal se espalhou por aquela região realmente como um câncer, destruindo e contagiando a tudo o que tocou. No entanto, uma criatura que é, claramente, um câncer, pode ter incontáveis outros significados. A “doença” que ela representa, por exemplo, pode significar praticamente qualquer coisa – desde inveja até uma gravidez indesejada.

  • Símbolo da Corrupção – Quem já jogou o RPG Lobisomem: O Apocalipse notará que o Câncer Insano se parece bastante com as criaturas conhecidas como Fomori. Eles eram seres corrompidos (fisicamente e espiritualmente) por uma entidade que representava a completa corrupção (a Wyrm). O mesmo pode se aplicar a uma crônica de Silent Hill. Até mesmo o “outro mundo” pode simbolizar a depravação do mundo real.
  • Sentimentos Impróprios – Histórias são mais memoráveis (e mais relevantes) quando seus protagonistas transcendem de algo que eram antes para algo novo. Pode ser uma lição aprendida, a superação de uma limitação, entre diversas outras coisas. Dito isso, eles podem estar lutando contra sentimentos nocivos e perniciosos. O Câncer Insano seria, neste caso, a metáfora de que o sentimento está ali, crescendo, e que uma hora ou outra ele irromperá de forma descontrolada.
  • O Morto-vivo – Aparentemente morto, mas animado. Algo bastante comum em histórias de horror que lidam com desmortos. O Câncer Insano, com sua pele apodrecida e sua estratégia de fingir estar morto (leia abaixo) pode ser uma metáfora para a morte (ou para a eganação da morte). Assim como Alessa, que em SH1 estava morta mas, também, viva. Ou Mary, que mesmo falecida permanecia viva na memória do marido. Ou ainda como a própria cidade, que aparenta ser um lugar morto, quando sob a superfície, pulsa uma realidade viva, sangrenta e faminta. (Leia sobre a personificação do medo da morte).
  • Doença – O mais óbvio também não pode ser deixado de lado. Esta criatura poderia facilmente ser uma metáfora para uma doença real. Uma personificação do medo de doença e contaminação, que grande parte da humanidade possui.
  • Pecados Originais – Caso você seja adepto da regra de Vícios Incorporados, já explicadas aqui, verá que o Câncer Insano poderia se passar por uma materialização do pecado da Gula (devido à sua obesidade mórbida) ou da Ira (por sua fúria assassina). Mas, com um pouco de trabalho, quaisquer outros pecados capitais podem ser incorporados.

 

Dica de Interpretação

Normalmente uma criatura solitária. O Câncer Insano esconde-se em áreas escuras e abandonadas, como construções velhas, metrôs e cavernas; onde a escuridão o ajuda a surpreender suas vítimas. E nesta escuridão, ele enxergam relativamente bem, tornando extremamente difícil atacá-lo sem que este perceba.

Atacá-lo, aliás, é algo bastante perigoso, pois o monstro logo tende a mergulhar em um estado de fúria descontrolada, investindo loucamente contra seus oponentes. Esta combinação de fúria, escuridão e locais apertados o torna um formidável oponente, e por isto mesmo, mortal.

 

Características

  • Atributos Mentais: Inteligência 1, Raciocínio 2, Perseverança 3
  • Atributos Físicos: Força 5, Destreza 2, Vigor 5
  • Atributos Sociais: Presença 3, Manipulação 1, Autocontrole 1
  • Habilidades: Esportes (Correr) 3, Briga 4, Intimidação 3, Dissimulação 3
  • Força de Vontade: 4
  • Iniciativa: 3
  • Defesa: 2
  • Deslocamento: 12/16 (fator específico 5, correndo 9)
  • Tamanho: 7
  • Vitalidade: 12
  • Ataques: Pancada (Dano [C], Parada de Dados 9); Investida (Dano 2[C], Parada de Dados 11 [Ataque Total: perde-se direito à Defesa]).

 

Aspectos Especiais

Além das características acima, o Câncer Insano possui também os seguintes aspectos:

  • Visão na penumbra: Desconsidere penalidades devido à escuridão para o Câncer Insano se seus oponentes estiverem a vinte metros ou menos de distância. Lembre-se que o terrível mau cheiro da criatura também facilita que seus oponentes o localizem na escuridão.
  • Fúria: Em combate, o Câncer Insano tende a entrar facilmente num estado de fúria incontrolável, onde a única coisa que a criatura terá em mente é matar todos seus oponentes. Esta fúria pode surgir quando a besta for ferida ou ludibriada por seus oponentes (começando imediatamente no próximo turno). Neste estado, ignora-se todas as penalidades por ferimentos impostas à criatura e lhe confira um bônus de +1 em todas as paradas de dados que envolvam ações físicas. O frenesi cederá assim que a coisa que o desencadeou for destruída, desaparecer de vista, ou se a criatura gastar um ponto de Força de Vontade (que é uma opção improvável).
  • Falsa Morte: Ocasionalmente o Câncer Insano finge-se de morto. Isto acontece ao receber uma quantidade considerável de dano em um turno ou para ludibriar suas vítimas. Ele simplesmente cairá no chão, aparentando estar morto (em todos os sentidos). Até mesmo um estado de fúria desencadeado anteriormente cessa neste momento. Quando achar conveniente (normalmente para surpreender seus oponentes e atacá-los pelas costas) o Câncer Insano levantará rapidamente (um turno) e atacará seus oponentes. A diferença aparente desta falsa morte com a destruição verdadeira da criatura, é que na segunda, ela “murchará” transformando-se em um amontoado de pele, carne morta e líquidos vitais.
  • Regeneração: Enquanto estiver “fingindo sua morte”, o Câncer Insano recuperará um ponto de Vitalidade por turno, até um máximo de 4 pontos recuperados desta maneira.

————————————————–

Ser Espiritual

Como sempre, existe a possibilidade do Narrador colocar Silent Hill como uma cidade irreal, seja ela uma ilusão ou um canto dentro do mundo espirirual. Neste caso, o Câncer Insano pode ser utilizado a partir das regras para fantasmas.

  • Rank: 1
  • Atributos: Poder 5, Refinamento 2, Resistência 5
  • Força de Vontade: 9
  • Iniciativa: 15
  • Defesa: 5
  • Velocidade: 10/15 (fator específico 5, correndo 9)
  • Tamanho: 7
  • Corpus: 12
  • Numes: O livro Book of Spirits contêm vários poderes interessantes para o Câncer Insano, dentre eles Hibernate, Fearstruck, Final Strike, Materialize, Regenerate, entre outros. Aconselho a consulta.

————————————————–

 

Aparições conhecidas

Silent Hill 3, Silent Hill: The Arcade, Silent Hill: Book of Memories, Dying Inside, Paint It Black e Huger.

 

 

* Créditos da imagem de capa:  Mikajima.
 

Anúncios
Comments
2 Responses to “Câncer Insano”
  1. Cesar disse:

    Cara, ótimo site. Lendo esse post me até deu vontade de revisitar meus arquivos de coisas RPGísticas inacabadas e finalmente terminar minha adaptação de Silent Hill pra WoD.

    • insoneo disse:

      É ótimo ver que não sou só eu que me amarro nessa franquia. Esse blog eu fiz justamente pra retirar do meu hd as dezenas de textos que fiz quando tentava jogar Silent Hill. Se precisar de uma ajuda pra sua adaptação, é só falar. Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: