Manequim Deformado

Silent Hill é um jogo que brinca com os limites de nossa mente. Desta forma, criaturas bizarras que simbolizam nossos medos e traumas encontram um lugar especial como os oponentes comuns da trama. Comuns mas não menos absurdos. E o mais incrível é que um simples olhar sobre tais criaturas possa evocar discussões profundas sobre a fragilidade e as obsessões da mente humana.
 

Os “Manequins Deformados” entram na lista das criaturas mais estranhas já criadas para um vídeo game. Baseados nas obras surreais do artista alemão Hans Bellmer, eles são formados por duas metades inferiores de um corpo feminino (?). Ou, se você preferir, duas genitálias que atacam o protagonista. Silent Hill eleva o significado de “estranho” a um novo patamar.
 

Aparência

Serre dois manequins ao meio, na altura da cintura e cole as duas partes de baixo que você conseguiu. Esta curiosa receita parece ter sido usada para formar esta criatura, nem orgânica nem artificial, mas uma mescla dos dois – coberta com pele marrom e pegajosa para dar um toque mais grotesco.

——————————————-

Aparência personalizada

A aparência dos Manequins Deformados está intimamente ligada ao que esta criatura simboliza na trama. Em Silent Hill 2, eles eram a representação do desejo sexual reprimido de James. Talvez seja adequado imaginar que tais criaturas possam ser apresentadas com formas diferentes caso os protagonistas da narrativa tenha sentimentos reprimidos diferentes. Eles poderiam ser manequins decapitados, desmembrados, queimados, desfigurados, com feições humanas, roupas específicas, etc. Até mesmo transformá-los em seres de aparência masculina pode contribuir para customizá-los. Afinal, não seria mais chocante se eles fossem duas metades masculinas, nuas, serradas ao meio?

——————————————-

 

Simbologia

Os Manequins são uma provocação. Eles dizem respeito não aos traumas e medos dos personagens, mas sim sobre seus desejos reprimidos. No caso de James Sunderland, demonstrava que seus desejos sexuais podiam ser reprimidos, mas não escondidos de si mesmo. Eles estavam ali, acenando para ele, desfilando em sua frente. Em verdade, agredindo-o em retribuição. Algo que foi repetido em Silent Hill: Downpour, com a criatura Doll.

A função deste tipo de criatura, na história, é muito mais gerar incômodo do que realmente representar um perigo físico. Eles são um chamariz para o tema e os motivos que conduzem a história (e o mergulho desta no mundo diabólico). Por isso faz tanto sentido estes oponentes muitas vezes ficarem imóveis como objetos, apenas para serem contemplados. Sua forma diz muito mais que o perigo de um combate com eles, e isto precisa ser ressaltado.

  • Impulso sexual reprimido – O motivo inicial pelo qual estas criaturas foram criadas é uma abordagem bastante complexa. Neste caso, o protagonista nutre um desejo sexual (normalmente reprimido) por alguém, e isto vem a tona na forma dos Manequins. Uma luxúria que se represada surgirá para atormentá-lo.
  • Impulso violento reprimido – Sentimentos reprimidos podem ter naturezas diversas. Um personagem que deseja, em seu íntimo, ferir outras pessoas (ou uma pessoa específica) pode visualizar os Manequins como seres desmembrados, feridos, quebrados, etc. Neste caso, os Manequins podem servir não apenas como oponentes, mas também como “saco de pancada” para que tais protagonistas entregue-se aos seus desejos.
  • Proximidade da morte – O medo da morte cai bem em uma narrativa de terror, e isso já foi discutido aqui. Os Manequins, neste caso, poderiam ser uma representação visual deste tema. Para isto, represente-os com corpos esqueléticos, carcomidos, cobertos por peles apodrecidas e aspecto de decomposição.
  • Dificuldade de socialização – O filme “Eu Sou a Lenda” utilizou bem manequins como uma representação semiótica de seres humanos. Isso porque seu protagonista isolado e solitário interagia com eles como se fossem pessoas reais justamente para não cair na loucura do isolamento. Em Silent Hill, estes manequins poderiam simbolizar  dificuldade de manter vínculos humanos, de relacionar-se ou mesmo ser uma lembrança de como as pessoas podem ser frias e indiferentes, vazias, desprovidas de vida, entre outras coisas. Um órfão, por exemplo, pode ver os manequins como seus pais, já que teve apenas a frieza destes e não se lembra realmente como se pareciam.
  • Insanidade – Manequins estão presentes em diversos filmes, como Laranja Mecânicade Stanley Kubrick. Isto porque eles são uma representação humana sem voz, sem personalidade, sem conexão com o mundo humano. Por isso mesmo, manequins se enquadram facilmente em uma representação da mente psicótica. Eles podem estar na história não para lembrar o sentimentos do protagonista, mas sim para espelhar seu desligamento com os valores humanos. Psicopatas, desprovidos de empatia como são, vêem a todos como simples objetos. Como manequins.

 

Dica de Interpretação

O Manequins Deformados são seres silenciosos e sutis, que utilizam sua aparência de objetos inanimados para aguardar seus oponentes se aproximarem. Eles normalmente se escondem em locais fechados, como lojas, armazéns e construções, e ficam absolutamente imóveis. Sob estas circunstâncias o mais comum é serem confundidos, à distancia, com pessoas reais e, de perto, com manequins de lojas (principalmente se estiverem entre escombros ou cercados por outros manequins reais). Não despertam nem mesmo sinais de interferência em rádios e equipamentos eletrônicos, como a grande parte dos monstros encontrados em Silent Hill. É, quando seus oponentes se aproximam alguns metros para analisá-los que eles atacam (considere os bônus provenientes de ataques de surpresa, alem de ser necessário um teste de Raciocínio + Autocontrole, com modificador -3, para notar que eles estão vivos).

Em combate, eles atacam de modo fleumático, não desistindo enquanto não forem destruído ou derrotar seus oponentes. Atacam com o par de membros superiores, dando pancadas ou agarrando suas vitimas.
 

Características

  • Atributos Mentais: Inteligência 2, Raciocínio 2, Perseverança 4
  • Atributos Físicos: Força 3, Destreza 2, Vigor 3
  • Atributos Sociais: Presença 2, Manipulação 1, Autocontrole 2
  • Habilidades: Esportes 2, Briga 2, Dissimulação 3
  • Força de Vontade: 6
  • Iniciativa: 4
  • Defesa: 0
  • Deslocamento: 6
  • Tamanho: 5
  • Vitalidade: 7
  • Ataques: Pancada (Dano [C], Parada de Dados 5)

 

——————————————-

Seres Espirituais

Caso o Narrador prefira tratar as criaturas de Silent Hill como sendo espíritos furiosos, faz mais sentido colocar os Manequins com fantasmas animando um objeto físico específico (no caso, o corpo de um manequim de loja). Uma espécie especial de poltergeist (Livro de Regras, pág. 215). As

  • Rank: 1
  • Atributos: Poder 3, Refinamento 2, Resistência 2
  • Força de Vontade: 5
  • Iniciativa: 4
  • Defesa: 0
  • Velocidade: 6
  • Tamanho: 5
  • Corpus: 7
  • Numes: Telecinésia (Parada de Dados: 6, somente na proximidade de um ser humano). 

——————————————-

 

Aparições conhecidas

Mannequin (SH2)
 


 

* Créditos da imagem de capa: Eileen Galvin.
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: