Os Saltadores

“Você viu estes monstros? Você alguma vez já viu tais aberrações? Já ouviu alguma vez falar desse tipo de coisa? Eu e você, ambos sabemos, criaturas como estas não existem.”

(Dr. Michael Kaufmann, Silent Hill)

Em um passado distante, todos nós já fomos bestas primitivas. Gostemos de admitir ou não, a humanidade não passava de animais violentos e irracionais, guiados apenas por seus medos e desejos. E a civilização é, de uma forma ou outra, a tentativa da humanidade de se distanciar deste seu lado bestial.

É a esse passado nada glamouroso que estas criaturas – que chamaremos aqui de “Saltadores” – fazem referência. Bestas degeneradas de aspecto vagamente humano, com corpo curvado e atarracado e braços desproporcionalmente grandes, eles lembram mais macacos do que homens. Andam gingando pelas áreas urbanas de Silent Hill ou pulando de prédio em prédio, sempre em busca de presas. Por serem rápidos e fortes se tornam oponentes formidáveis, prontos para saltar e derrubar suas vítimas e depois estraçalha-las em um frenesi enlouquecido.

Aparência

Os monstruosos Saltadores são, em primeira análise, uma inquietante caricatura da raça humana. São suficientemente parecidos conosco para lembrar um homem, mas estão longe de poder se parecer com seres evoluídos. Seu corpo grotesco é musculoso, com o peito largo e braços grossos e compridos. O tom de pele varia do marrom ao cinza, decorado com hematomas ou veias aparentes. Caso caminhem de forma ereta, alcançam a altura de um homem mediano, mas como estão normalmente curvados como um chimpanzé, sua estatura é baixa.

No entanto, é no rosto que está o maior pesadelo. No primeiro jogo da série, os rompers possuem uma estranha boca em forma de fenda vertical, de onde pendem fios de carne semelhantes a tubos – balançando e expelindo saliva. Talvez sejam algum tipo de língua ou aparelho gustativo. E sobre esta abertura grotesca estão buracos negros e profundos no lugar de olhos inexistentes. Para finalizar, os buracos dos olhos possuem arames, semelhantes a grampos cirúrgicos, atravessando-os, como em uma espécie de máscara.

Diferentemente, as bestas vistas em Silent Hill 4: The Room, os “cara de borracha”, andam de forma mais ereta, mas por sua vez possuem caudas longas e finas, o que os faz parecer ainda mais primatas. O rosto não deixa de ser igualmente inquietante. No lugar de olhos e boca estão apenas sombras escuras, mas no lugar do queixo eles possuem uma protuberância enorme, como se outra cabeça estivesse nascendo – ou um tumor gigantesco.

Como dito anteriormente, estas criaturas emitem sons parecidos com primatas, embora sejam mais monstruosos que animalescos. Isto varia de grunhidos guturais a urros animalescos, que ocasionalmente parecer risadas macabras. 

Por fim, os rompers de SH1 vestiam uma estranha coleira de couro preto em volta do pescoço. Um artigo curioso, sem dúvida, e que abre margem para refletirmos sobre o simbolismo desta criatura na história.

Dica de Interpretação

Os Saltadores são inimigos perigosos. Confrontá-los, quase sempre vai resultar em desastre. É preciso um certo grau de esperteza por parte dos personagens para ludibriá-los e vencê-los. Por isso aconselho o Narrador a colocá-los mais para o final da história, quando os personagens já estiverem hábeis em entender quando lutar e quando correr em Silent Hill. Ou mesmo fazê-los enfrentar apenas um único Saltador para ver como eles se saem.

Os monstros vagam pelas áreas urbanas da cidade, saltando e caminhando com seu jeito desengonçado. São encontrados sozinhos, em pares ou grupos de três a seis criaturas.

Ao menor sinal de uma possível vítima, eles investem furiosamente em sua direção, saltando sobre ela para enterrá-la no chão sob seu peso – e tornar mais fácil golpear e morder. E por serem fortes e pesados é difícil de escapar. Correr deles também é uma tarefa difícil, porque apesar de desajeitados eles são bastante rápidos. A melhor forma de escapar é utilizar obstáculos e curvas bruscas, e para combatê-los, armas de fogo de área, como espingardas e metralhadoras. Como os monstros não são muito inteligentes, até mesmo correr em zigue-zague pode ser uma defesa efetiva, mesmo que momentaneamente.

Em algumas ocasiões os monstros demonstram uma certa curiosidade em relação aos protagonistas, observando-os de cima de prédios e evitando atacá-los imediatamente. É como se eles estivessem incertos sobre que tipo de criatura estão vendo – se uma semelhante ou diferente.

Simbolismo

O simbolismo mais óbvio para os Saltadores vem de uma visão pessimista em relação à humanidade. Caso exista desprezo, raiva ou decepção quanto à civilização, essas criaturas podem aparecer na história. Por serem seres animalescos, isso também está ligado à falta de racionalidade e auto-controle.

Isso pode ser particularmente ressaltado caso algum dos personagens-chave tenham histórico de abuso físico, que influencie a visão de que a raça humana não passa de seres primitivos guiados por impulsos animalescos. É, por exemplo, o que vemos em Silent Hill, onde Alessa, uma criança que sofreu enormemente nas mãos de outras pessoas, criou um mundo demoníaco que devora a cidade. Mas é em Silent Hill 4: The Room que isto faz mais sentido. Nesta história foi Walter Sullivan – outra vítima de abusos – quem criou o “Outro Mundo”. Mas Walter era um misantropo em completa alienação. Ele realmente odiava a humanidade (o vício Ira) – tanto que os Saltadores que ele criou carregavam armas brancas para causar mais estragos em suas vítimas.

Nesta mesma abordagem de desprezo pela humanidade, chama atenção todos os Saltadores serem machos. É claro que o Narrador pode alterar este fato em suas histórias, mas este é possivelmente um sinal de uma visão distorcida em relação aos homens. Não aconselho a utilização de temas como abuso sexual em nenhuma história – é um assunto sensível e sério demais –, mas Narradores habilidosos podem usar uma abordagem mais sutil como uma crítica ao patriarcado ou à tendência dominadora dos homens. O fato dos monstros gostarem de derrubar (subjugar) suas vítimas reforça este caminho.

Este hábito das criaturas dominarem seus oponentes leva à simbologia mais difundida para os Saltadores. É o sentimento de impotência que as crianças possuem em relação aos adultos, sempre maiores e mais fortes que elas. E esta é a razão destes monstros existirem tanto em Silent Hill quanto em Silent Hill 4: The Room. Alessa e Walter foram ambos crianças que sofreram por não conseguirem se defender contra adultos cruéis (os verdadeiros monstros).

Outro aspecto que chama atenção é a falta de rostos bem definidos nas criaturas. É provável que esta seja uma crítica à falta de individualidade das pessoas, e a tendência de seguirem cegamente um líder ou crença. Este simbolismo encontra reforço na coleira de couro que os monstros utilizam em Silent Hill. Seriam eles uma espécie de “cães” escravizados? Seria esta uma referência à obediência ou masoquismo?

Características

  • Atributos: Inteligência 1, Raciocínio 2, Perseverança 3, Força 4, Destreza 4, Vigor 3, Presença 2, Manipulação 2 e Autocontrole 3.
  • Habilidades: Briga (Investida) 2, Dissimulação 2, Esportes (Saltar) 4, Intimidação 3 e Sobrevivência 3.
  • Força de Vontade: 5
  • Iniciativa: 7
  • Defesa: 2
  • Deslocamento: 13 (fator específico 5)
  • Tamanho: 5
  • Ataques: 
    • Mordida: Dano +2(L), Parada de Dados 6
    • Socos: Dano +1(C), Parada de Dados 6
    • Saltar: Dano +0(C), Parada de Dados 7
  • Vitalidade: 8

Aspectos

Os Saltadores atacam de forma direta e desordenada. Simplesmente saltam sobre suas vítimas e as derrubam no chão (para saltos normais, consulte o Livro de Regras pág. 74). Segundo o Livro de Regras (pág. 164), em um ataque de investida o atacante pode percorrer uma distância de até duas vezes seu Deslocamento e ainda realizar um ataque no mesmo turno. Para fazer isso a criatura abdica de sua Defesa neste turno (tornando-se um alvo mais fácil), mas como o monstro faz isso com um salto, substitua o teste padrão de ataque por Vigor + Esportes, subtraindo a Força ou a Defesa do alvo (o que for maior). Um sucesso resulta na queda da vítima, que estará no chão, sob o monstro, no próximo turno.

Versão Alternativa: O Novo Tipo

Por mais parecidos que sejam, os monstros vistos em Silent Hill e Silent Hill 4:The Room possuem algumas diferenças consideráveis, mesmo que basicamente cosméticas. O segundo jogo trouxe uma versão mais perigosa de seus “caras de borracha”. Eles são conhecidos simplesmente como “Novo Tipo”, e são mais fortes e rápidos que o normal (Força 5, Vigor 4 e, consequentemente, Deslocamento 14, Vitalidade 9 e +1 dado em seus ataques).

O mais perigoso destas criaturas, no entanto, é sua capacidade de portar armas brancas rudimentares, como bastões, porretes, canos ou (por mais improvável que pareça) tacos de golfe. Por quê isso? Talvez o Narrador queira fazer uma crítica simbólica ao consumismo das classes ricas ou algo assim.

Aparições Conhecidas

Romper (Silent Hill), Gum Head/Rubber Face (Silent Hill 4: The Room e Silent Hill: The Arcade) e Gum Head New Type (Silent Hill 4: The Room).

Deixe um comentário